Como Criar Aplicativos e Ganhar Dinheiro

Como criar aplicativos e ganhar dinheiro? Você tem uma boa ideia. Sabe que seu aplicativo vai dar certo. Consegue enxergar o grande potencial que este aplicativo tem para gerar renda. É nesse momento que você começa a esbarrar nas dúvidas. A primeira: como criar aplicativos bonitos e elegantes se não tenho conhecimento? A Segunda, como ganhar dinheiro com ele? A verdade é que, desde da fase em que o projeto está no papel, até seu lançamento em uma das lojas, como Google Play e App Store, a jornada pode ser longa e dura para a maioria dos desenvolvedores.

Mas adquirir conhecimento e ter uma sequência de trabalho pode facilitar muito nesse processo. Veja agora algumas dicas que podem te ajudar:

Como criar aplicativos e ganhar dinheiro?

  1. Adquira conhecimento prático!
  2. Conheça as linguagens, ferramentas e métodos de desenvolvimento.

1. Adquira conhecimento prático!

Nada na vida pode ser realizado se você não souber como fazer. Desde cozinhar um ovo, até fazer uma viagem para o espaço é preciso adquirir conhecimento e treinar bastante. A mesma coisa acontece com aplicativos.

O jeito mais rápido e prático para aprender a criar aplicativos é fazendo um curso que ensine a criar aplicativos do zero. Gosto de dizer que cursos são como atalhos. Claro, você pode aprender sozinho, mas será que o tempo e o esforço empreendidos compensam a “economia” em fazer um curso? Vamos fazer uma comparação:

Uma comparação simples

Imagine que você quer visitar um amigo em uma cidade distante, talvez em outro estado. Você pode ir para lá de várias maneiras: Caminhando, de carro, de ônibus, de bicicleta, de avião, de cavalo, de moto, de balão, de carona, enfim, as possibilidades são inúmeras. Mas você diria que chegaria ao destino, com o mesmo empenho, gastos e disposição em todos esses meios de transporte? É claro que não.

A comparação é óbvia. Podemos alcançar um resultado de várias maneiras, mas todas elas têm o seu preço. Voltando a falar de aplicativos, você pode aprender a criar aplicativos sozinho, por exemplo, procurando artigos na internet, vendo vídeo aulas gratuitos e pesquisando em sites estrangeiros. Sim, isso é possível. Tão possível quanto fazer uma viajem para outro estado caminhando!

Entendeu a lição?

Às vezes investir um pouco acaba sendo muito mais vantajoso do que tentar fazer tudo por sua própria conta, com medo de gastar dinheiro. Por um preço acessível você pode chegar onde deseja em pouco tempo e com mais resultados expressivos.

Cursos são como atalhos. Claro, você pode aprender sozinho, mas será que o tempo e o esforço empreendidos compensam a “economia” em fazer um curso?

O que eu recomendo para você

O curso que eu recomendo é o Criando Aplicativos do Zero e Fácil.

Por que este treinamento é diferente? Porque este treinamento é voltado para pessoas que tem pouco ou nenhum conhecimento na área e que gostaria de saber passo a passo como criar seu primeiro projeto. Desde a fase pré-desenvolvimento até a publicação nas lojas.

Para saber como criar aplicativos e ganhar dinheiro você pode escolher o caminho mais difícil, sozinho, ou o caminho mais fácil, com ajuda de alguém que já trabalha na área.

O que acho interessante deste curso é que ele te ensina não só a criar aplicativos, mas como ganhar dinheiro fazendo ele.Veja alguns destaques desse treinamento:

  • Quais ferramentas e programas são necessários.
  • Banco de dados no aparelho.
  • Banco de dados remoto.
  • Manipular funções do aparelho como: Câmera, GPS, Contatos, Compartilhamento etc..
  • Vários modelos de apps prontos: Guia Comercial, OLX, Catálogo, Clinica, Youtuber…
  • Sistema de Chat dentro do aplicativo.
  • Sistema de Pagamento com cartão e boleto.
  • Aprender a publicar o aplicativo para Android e IOS.
  • Métodos para ganhar dinheiro com aplicativos.
  • Como atender clientes e precificar aplicativos.
  • Como transformar um site em um aplicativo.

Acesse a página oficial do treinamento: Criando Aplicativos do Zero e Fácil.

Se você desejar aprender sozinho o caminho pode ser mais difícil, mas também não é uma missão impossível. Você pode começar por entender os 5 passos ANTES de publicar seu aplicativo. Vai te dar uma boa orientação.

2. Conheça as linguagens, ferramentas e métodos de desenvolvimento

Hoje em dia a tarefa de criar aplicativos é muito mais simples do que a alguns poucos anos atrás. Existe uma enorme variedade de linguagens, ferramentas e métodos de desenvolvimento disponíveis. Isso com certeza facilita muito para saber como criar aplicativos e ganhar dinheiro comparado a 10 anos atrás, quando o mercado de aplicativos começou.

Você precisa conhecer as opções que existem e então escolher em qual delas você vai se dedicar. Claro que nada impede uma pessoa de saber mais de uma linguagem e utilizar muitas ferramentas, mas sendo bem sincero, poucos atingem este nível. Vale mais a pena dominar bem um metodologia, do que conhecer várias e não dominar nenhuma. Veja agora algumas dessas linguagens, métodos e ferramentas:

Linguagens e Métodos

Aplicativos Nativos: São feitos especificamente para uma determinada plataforma, como Android e IOS, por exemplo. Eles são programados nas linguagens de cada plataforma. Java no caso de Android e Objective C para IOS. Os aplicativos nativos são caros, precisam de alto conhecimento da linguagem de programação da plataforma escolhida, o que demanda investimento em cursos e horas de programação prática. Ninguém começa hoje a desenvolver um aplicativo nativo e amanhã o lança no mercado. Geralmente, esta vertente de desenvolvimento é utilizada por grandes corporações, que contratam programadores e analistas para desenvolverem seus aplicativos. É a vertente que costuma fazer as pessoas pensarem que criar aplicativos é algo muito complicado.

Aplicativos Híbridos: Esta vertente de desenvolvimento de aplicativos que considero a ideal para montar um modelo de negócios em pouco tempo. Aplicativos híbridos são chamados assim, por que misturam aspectos dos aplicativos nativos com sites da internet. É uma abordagem mais moderna de se criar aplicativos. Com conhecimentos básicos em HTML, CSS, Javascript, as linguagens base de todo site na internet, você pode criar um aplicativo com praticamente a mesma aparência do aplicativo nativo e ainda podendo acessar as funções do celular como câmera, localização, contatos etc.

Ferramentas

Existem muitos programas que auxiliam no processo de desenvolvimento. Esses programas que fazem programas são chamados de IDEs. Entre essas ferramentas está o Android StudioDelphiXcodeVisual StudioMonaca. Só para citar alguns poucos.

Mas a metodologia que acho mais interessante envolve o uso de editor de texto simples como Notepad++ e o poderoso Cordova CLI para a compilação dos apps.

Por que utilizar este método?

Simples. É por que é muito leve, assim mesmo máquinas mais antigas conseguem trabalhar com tranquilidade. Além disso vai direto ao ponto, oferecendo ao desenvolvedor produtividade e velocidade de desenvolvimento. Com essa metodologia você vai aprender como criar aplicativos e ganhar dinheiro sem sofrimento.

Como ganhar dinheiro criando aplicativos?

Existem várias maneiras de se ganhar dinheiro com aplicativos. Vamos falar de quatro maneiras.No treinamento Criando Aplicativos do Zero e Fácil essas quatro maneiras de ganhar dinheiro são chamadas os “4 pilares de negócios com apps”. Por que a partir desses pilares, você pode desenvolver o seu próprio método.

1) Aplicativos Empresariais:

Este modelo consiste em desenvolver aplicativos para empresas. A ideia é criar padrões de aplicativos que podem ser levemente modificados e oferecidos para várias empresas. Por exemplo, restaurantes, lojas, petshops e etc. O potencial de negócio deste modelo é perceptível. Quando uma empresa começa a crescer, rapidamente ela projeta e cria um aplicativo para que as pessoas tenham mais acessibilidade aos serviços. Este pilar envolve conhecimento em várias áreas além do desenvolvimento de aplicativos, como técnicas de vendas e precificação.

Acontece que a maioria das empresas de médio e pequeno porte, ainda não perceberam a importância e o potencial de se ter um aplicativo. Neste cenário é importante ter um modelo de negócios para apresentar ao seu prospectivo cliente. Isso envolve: Abordagem, Estrutura, Contrato, Prazo e Resultados.

Este modelo costuma ser o mais rentável, mas também o mais trabalhoso.

2) Aplicativos Premium:

Este modelo consiste em desenvolver aplicativos pagos que ofereçam uma solução ou serviço necessário. São aplicativos que precisam ser comprados nas lojas, a um preço definido. Geralmente aplicativos que utilizam este modelo são simples e claros oferecendo de maneira prática a solução de um problema.

Por exemplo, “Game Booster: 2x Speed for Games” da Playstore, que no momento da criação deste artigo é o aplicativo premium para Android mais rentável do mundo. A um custo de R$ 1,09 ele promete aumentar em 40% a eficiência do aparelho ao rodar jogos, “matando” execuções desnecessárias de memória RAM do aparelho.

Este modelo costuma demorar em trazer resultados. Depende bastante de boas ideias e de resultados perceptíveis pelo usuário.

3) Aplicativos Free (Grátis):

Este modelo costuma ser o mais comum e você mesmo já deve ter baixado muitos aplicativos gratuitos que “contém anúncios”. A ideia é bastante simples, você oferece um aplicativo de graça, que faça uma função específica, mas de vez em quando propagandas aparecem para o usuário. Esse modelo necessita de uma boa quantidade de downloads para se tornar realmente rentável, já que depende dos cliques nas propagandas para dar algum retorno.

Neste caso, existem vários serviços de monetização de aplicativos disponíveis na internet. Sendo o mais famoso deles o do Google AdMob. Este modelo costuma funcionar melhor com aplicativos banais, considerados pelas pessoas descartáveis, as vezes até bobos, que são compartilhados com amigos e parentes. Como por exemplo, aplicativos de humor.

4) Aplicativos Freemium:

Essa é a mistura de aplicativos free (gratuitos) com premium (pagos). Neste modelo os aplicativos normalmente começam como free (grátis), oferecendo um serviço de maneira limitada ou então o uso completo com propagandas. Para o usuário avançar para uma versão completa ou remover as propagandas ele precisa pagar uma determinada quantia ou fazer uma assinatura.

Também é comum neste modelo de negócios a venda de módulos separados. Por exemplo: Um aplicativo de gerenciamento financeiro gratuito. Para adquirir o módulo de controle de estoque incorporado ao sistema financeiro um determinado valor deve ser pago.

Ainda outra coisa muito oferecida é o armazenamento dos dados para backup na nuvem, a um determinado custo. O usuário pode usar o aplicativo de maneira gratuita, mas se quiser este benefício, precisa pagar.

Este modelo costuma ser bem eficiente, por que é o considerado mais equilibrado. Oferece algo gratuitamente, mas pode ser rentável se o usuário ver vantagens em adquirir um plano ou beneficio.

Começe hoje mesmo a faturar com aplicativos!

Se você tem uma boa ideia e acredita que ela irá funcionar, por que não tentar? O mercado de aplicativos é incrível e você está a um passo de conseguir fazer isso. Então não perca tempo e descubra agora como criar aplicativos e ganhar dinheiro. Recomendo seriamente que você analise o curso Criando Aplicativos do Zero e Fácil. Ele vai ser um excelente guia orientador para você.

Gostou? Compartilhe este artigo!

Sobre o Autor

Dimitri Teixeira
Dimitri Teixeira

Programador de formação e apaixonado por ensinar. Gosto de ensinar coisas complexas de forma simples e ajudar o máximo de pessoas a encontrar informações que possam agregar valor à sua vida profissional e pessoal.

1 Comentário


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.